Do branco ao amadeirado, do sóbrio ao moderno, com soluções práticas e adaptadas ao cotidiano de um jovem casal, esta cozinha ganhou uma cara totalmente nova

Ana Johns

O pedido era: reformar a cozinha do apartamento recém adquirido para então fazer a mudança. E como os pedidos dos clientes são ordens, a arquiteta Ana Johns, a frente do escritório Ana Johns Arquitetura, fez um levantamento das exigências deste jovem casal, para então por a mão na massa.

O projeto girou em torno da escolha dos eletrodomésticos: vários itens, todos bem robustos, em aço inox. A geladeira, antes posicionada perto da porta, ganharia um local com mais espaço, onde não atrapalhasse a passagem. Já o forno elétrico e o micro-ondas, deveriam ter nichos pensados para eles, liberando a bancada para o preparo de alimentos. “Optamos por armários no tom amadeirado, com as portas em vidro branco, para contrapor o tom escuro da madeira e dar mais leveza ao ambiente”, explica a arquiteta.

Para a bancada, escolheram o melhor custo-benefício: revestimento em porcelanato branco, que além de ser mais barato do que opções em mármore ou silestone, tem um excelente desempenho com relação à limpeza e aparência. “Ao contrário das pedras, o porcelanato não é poroso e evita aquelas manchas indesejadas, que muitas vezes aparecem pelo contato com alimentos, principalmente na cozinha”, esclarece Ana. Outro detalhe que chama a atenção na bancada é a lixeira embutida, outra exigência dos proprietários.

Também pensando na praticidade do dia a dia, a profissional apostou no sóculo embaixo dos móveis, que antes eram suspensos. “O sóculo, além de facilitar a limpeza, por isolar a área abaixo do mobiliário, ainda garante a sustentação dos móveis, permitindo o uso de gavetas maiores, para itens mais pesados”, acrescenta.

Finalmente, o uso de prateleiras vazadas para o armazenamento de condimentos e, até mesmo, itens de decoração, garantiram um charme a mais para o espaço.

Contato:
Ana Johns Arquitetura
(41) 996-778-335
https://www.anajohnsarquitetura.com.br/