Se a cozinha ideal parece um sonho longe de ser alcançado, você precisa ver essas 10 dicas da arquiteta Leila Dionizios para te ajudar a criar um cômodo agradável e funcional:

Arquiteta1. Antes de encher a cozinha de móveis e eletrodomésticos, meça o espaço e veja onde cada coisa se encaixa melhor. Observe onde há tomadas para encaixar os eletrodomésticos maiores nessas áreas.

2. Escolha revestimentos com boa durabilidade para o piso e para a parede. Assim, conforme você for limpando, eles não irão se degradar com facilidade, mantendo a aparência da cozinha bonita por muito mais tempo.

3. Móveis de cozinha são essenciais para o bom funcionamento do cômodo. No entanto, mobiliar uma cozinha nem sempre é fácil ou barato. Muitas possuem um layout bem desfavorável, necessitando de um projeto de decoração sob medida. No entanto, vale a pena investir em móveis de boa qualidade para a cozinha, pois eles duram muito tempo, não havendo necessidade de substituí-los por muitos anos.

4. Certifique-se também que os armários escolhidos têm espaço suficiente para você guardar tudo, encaixar os eletrodomésticos grandes (geladeira e fogão) e pequenos (cafeteira, forninho elétrico, liquidificador, etc.) e, ainda, montar sua despensa.

5. Lembre-se que a geladeira e o fogão não devem ficar próximos um do outro. O calor gerado pelo funcionamento do forno interfere no funcionamento da geladeira, fazendo com que ela gaste muito mais energia elétrica.

6. Não cubra todas as superfícies com enfeites e acessórios. Isso fará com que você tenha muito menos espaço para a preparação dos alimentos.

7. Atualmente, os acessórios de cozinha costumam ter um design moderno e interessante. Por isso, eles podem ser utilizados como acessórios decorativos. Deixe os utensílios que você mais usa em exposição: além de decorar a cozinha, eles ficam a mão, facilitando na hora de cozinhar.

8. Tente criar um espaço para refeições rápidas. Isso facilita a vida de muita gente que não tem muito tempo para arrumar a mesa da sala todas as vezes que vai tomar café da manhã ou fazer um lanche rápido.

9. Tenha uma iluminação eficiente e bonita, pois ela é essencial para podermos enxergar bem na cozinha. Cozinhar em um local com iluminação desfavorável é bastante incômodo, pois não conseguimos enxergar o que estamos fazendo. Além disso, uma boa iluminação na cozinha também é uma questão de segurança.

10. Cuidado com a acumulação. Com o passar dos anos, acabamos juntando um monte de coisas repetidas e desnecessárias na cozinha. Por isso, de vez em quando, reserve um tempinho para arrumar os armários e jogar fora o que estiver quebrado ou vencido. Itens em bom estado podem ser doados ou vendidos.

Serviço:
Leila Dionizios Arquitetura / (21) 2025-2106 / www.leiladionizio.com.br