Os arquitetos Eduardo Aidar e Márcia Kamei, em parceria com a Doka Bath Works, apresentam um guia com várias dicas que mostram que é possível aperfeiçoar o cômodo e torná-lo muito mais funcional ao escolher os produtos, revestimentos, cores e locais de instalação dos objetos corretamente.

Dar aquela repaginada no banheiro e deixá-lo com um ar mais moderno e sofisticado, pode não ser uma tarefa tão simples. Antes de optar por qualquer tipo de decoração e comprar os produtos, é necessário analisar o tamanho do ambiente e como é feita a instalação de cada item para que não haja erro na hora da execução. Pensando nisso, a Doka Bath Works, em parceria com os arquitetos do escritório João Armamentano, montou um guia cheio de dicas de como transformar o cômodo em uma verdadeira sala de banho.

Instalação dos móveis
De acordo com o arquiteto Eduardo Aidar, ao idealizar um banheiro a partir de um espaço já existente, é preciso analisar as interferências estruturais e de infraestrutura hidráulica que estão disponíveis no local para dar início à fase de criação. O profissional conta que cada elemento do local demanda uma necessidade e, por isso, é preciso estudar o cômodo antes de sair comprando os itens que irão ambientá-lo. “O melhor local de instalação do box é na parede contrária ao do aparador, pois dará maior sensação de amplitude ao local.

Já para quem deseja fazer uso de uma banheira, o ideal é apostar nos modelos freestanding, pois não necessitam de grandes obras.

Dicas:
– O box pede ventilação, então é preciso sempre ficar perto de uma janela;
– Não é todo local que comporta uma banheira, por isso, antes de finalizar a compra é preciso instalar o espaço disponível;
– E para quem vai fazer uso de um aparador, o local correto de instalação é sempre ao lado do vaso sanitário.

Paleta de cores
Em relação às cores, a arquiteta Márcia Kamei aconselha apostar no clássico preto e branco nos móveis e deixar o colorido para objetos menores de decoração. Além disso, ela destaca o uso de cores claras para deixar o ambiente clean e sereno. “O uso de mármores brancos e limestones beges entram bem nessa categoria. Caso se opte por algo mais contemporâneo, podem ser usadas pedras mais escuras ou porcelanatos que se aproximem do cinza ou cor de concreto”.

Acessórios e objetos
Acessórios como nichos de shampoo embutidos em alvenaria e toalheiros elétricos têm se tornado indispensáveis nas salas de banho. Além disso, os profissionais destacam o uso de pequenos vasos e até mesmo quadros nesse ambiente. Já na superfície dos aparadores, não se deve poluir com tantas informações, sempre dando o foco para a simplicidade. A ideia é escolher objetos cleans e que tragam uma funcionalidade para o local.

Toque de luxo – Banheiras
A escolha do modelo de banheira é muito importante, uma vez que existem diversos designs e estilos, como vitoriano e contemporâneo. “A banheira é um elemento capaz de transformar a decoração do banheiro, deixando-o mais sofisticado e charmoso. Primeiramente precisamos analisar qual é a necessidade do cliente, como banhos de imersão ou hidromassagem, e o espaço que se tem para saber quais modelos se encaixam no local sem interferir na circulação dos moradores”, conta Eduardo.

Para o tipo de material, o arquiteto conta que existem as banheiras fabricadas em fibra de vidro, louça e acrílico, mas que o melhor é o Quarrycast, um composto vulcânico que mantém a temperatura da água quente por mais tempo. Além disso, a chance de riscos e manchas é mínima. As banheiras da Doka possuem essa matéria-prima na composição de seus modelos, atribuindo mais qualidade à suas peças.

Serviço:
Doka Bath Works
(51) 3268-8625
banheirasdoka.com.br