Na hora de reformar ou construir sempre existe a dúvida sobre qual o revestimento ideal para cada ambiente. Pensando nisso, a arquiteta Cláudia Hypolito elaborou algumas dicas que podem ajudar na escolha do revestimento de cada espaço da sua casa.Hoje os mais utilizados são madeira, cerâmica e laminado, mas antes da escolha é necessário avaliar o local de instalação. Em ambientes mais quentes como a sala e quarto  o ideal é a instalação de laminados ou madeiras, já para locais que terão constante contato com água os mais apropriados são pisos vinílicos, cerâmicos e porcelanatos.

A arquiteta listou os benefícios e cuidados de cada um dos produtos mais usados nos ambientes.

Laminados- Ideal para pisos, paredes e móveis. O laminado requer pouca manutenção e sua  instalação é rápida. Sua limpeza pode ser com pano úmido e deve-se ter cuidado com objetos pontiagudos./ Diferencial: durável, elegante e sofisticado, o laminado pode ser encontrado em diversos padrões e texturas, reproduzindo com perfeição superfícies como concreto, pedras vulcânicas, madeira, fibras naturais e permitindo a instalação em qualquer tipo de imóvel. Altamente resistentes, os modelos atuais são antiruídos, antichamas, antiderrapante, não riscam ou mancham, além de serem reutilizáveis e recicláveis. Além de todos os benefícios citados, existem versões antibacterianas que garantem um ambiente limpo e livre de fungos e bactérias./ Instalação: sua instalação é rápida e requer uma empresa especializada para fazer o serviço./ Locais apropriados para instalação: sala, cozinha, quartos, banheiros e áreas externas.

Piso vinílico- com versões que imitam madeira, o piso vinílico é ideal para áreas molhadas. Repleto de tecnologia, hoje pode ser encontrado em versões pronta para instalação que é feita por encaixe dispensando qualquer tipo de  cola. Com esse sistema é possível levar o piso junto com a mudança. Sua limpeza deve ser feita com pano úmido./ Instalação: sua instalação é rápida, pois o mercado disponibiliza versões com um sistema inovador de clique, que permite aplicá-lo com agilidade e sem a necessidade de cola./ Locais apropriados para instalação: sala, cozinha, quartos, banheiros e qualquer área molhada.

Porcelanato- usado em pisos, e resistente  à água, sua limpeza pode ser feita com pano úmido, podendo abrir mão de produtos químicos. Mas deve-se ter cuidado com objetos pontiagudos e líquidos como café, refrigerantes que se não tirados com rapidez mancham o revestimento./ Instalação: para sua instalação é necessário o auxilio de assentador profissional para aplicação correta./ Diferencial: além de proteger e dar acabamento ao piso, o revestimento também tem a função de impermeabilizar a superfície. O sua proposta estética  é capaz de reproduzir   aspecto das pedras naturais. O que difere este dos demais é seu processo de queima realizado em altíssima temperatura, e seu baixo índice de absorção de água./ Locais apropriados para instalação: sala, banheiro e cozinha.

Madeira- Deve ser usada em pisos, pela sua durabilidade e deve-se ter cuidado com água e objetos pontiagudos. Revestimento preferencial para quem procura design aconchegante./ Diferencial: para limpeza e conservação deve-se utilizar apenas um pano macio levemente umedecido para retirar a poeira do piso. O uso de cera deve ser descartado, já que esses produtos criam uma película gordurosa sobre o piso o que torna escorregadio e pode manchar a superfície./ Instalação: o local de aplicação deve estar livre de desníveis acentuados, além de ser necessário a utilização de uma manta de polietileno. Dependendo do produto utilizado, pode proporcionar significativa redução de ruídos. Para aplicação é necessário a contratação de uma empresa especializada./ Locais apropriados para instalação: sala e quarto

Granito- Indicado para áreas pisos e bancadas, não precisa de produtos químicos para limpeza, só água e sabão neutro, é necessário cuidado com produtos para limpeza diária./ Diferencial: apesar de algumas pedras absorverem mais líquido que outras, todas devem ser impermeabilizadas, conforme a intenção do local que ela está instalada. Em áreas de serviço e na cozinha é comum que elas fiquem molhadas, por isso a impermeabilização é aplicada nas superfícies rugosas.  As superfícies polidas de granitos claros, quando usados em balcões, mesas e pias, também devem ser impermeabilizadas./ Instalação: gera bastante sujeira, não é tão rápida e deve ser feita por uma empresa especializada./ Locais apropriados para instalação: cozinha, sala e banheiro.

Pastilha de vidro- Serve tanto para pisos quanto para paredes. Resiste à água, é indicada para áreas molhadas e pode ser lavada com água ou pano úmido. Para instalação é necessário mão de obra especializada./ Diferencial: uma das vantagens desse material é que ele não perde a cor e o brilho com o passar o tempo, e como não retêm sujeira, pode ser limpo com água e sabão comum. Como possui maior área de rejunte e, consequentemente, maior área de dilatação são mais resistentes ao calor, o que reduz a possibilidade de trincarem. Instalação: Trata-se de um material mais caro do que outros tipos de revestimento, exigindo mão de obra qualificada para sua instalação. Ao instalar pastilhas de vidro juntamente com azulejos, deve-se ficar atento para o nivelamento das peças./Locais apropriados para instalação: banheiros e  cozinhas.

Papel Parede- Feito para revestir paredes, sua instalação é rápida e sem sujeiras,   a limpeza é feita com pano seco e deve ser instalado em paredes sem umidade./ Diferenciais: aplicação é feita com cola à base de água não deixando odor nem tipo de pó ou poeira. O papel de parede bem aplicado e bem cuidado tem uma vida útil longa, dependendo do tipo escolhido. Também pode ser encontrado em diversas cores e com diferentes ilustrações./ Instalação: existem desde modelos apropriados para instalação feita pelo próprio cliente e outras que requerem que isso seja feito por um especialista. A superfície deve estar seca, limpa, lisa e sem resíduos de pó, e para  aplicação do papel, a parede deve estar sem nenhum tipo de imperfeição e com uma demão de tinta. Além disso, se o papel for claro a parede deve ser pintada de branco./ Locais apropriados para instalação: quartos e salas.| Pertech | CláudiaHypolito