Reforma de apartamento no Rio de Janeiro conta com método raro de super flexão de mármore

Lafem

Executada pela Lafem Prime, a reforma de um apartamento na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, proporcionou a construtora uma parceria com o Studio Arthur Casas, responsável pelo projeto executivo de arquitetura, cujo o detalhamento demandava grande dificuldade técnica, superada pela Lafem Prime.

Sob o ponto de visto tecnológico, o revestimento em mármore Cremo Delicato das paredes curvas do lavabo exigiu da construtora grande dedicação, desde a obtenção da matéria prima, encontrada na região de Carrara, na Itália, passando pela super flexão das chapas de mármore em Niderviller, França, até sua instalação no referido imóvel, no Rio de Janeiro.

Contudo, a técnica da super flexão do mármore não é nova, mas poucas vezes no mundo foi feito com esse grau de curvatura numa peça com essa dimensão de um mármore de Carrara. O processo da super flexão é baseado no controle da capacidade dos materiais de fletir quando a sua rigidez for associada à espessura correta. O bloco de mármore foi cortado em finas lâminas e fletidas pela empresa Blanc Carrare, na França, para depois, então, ser transportada até o Brasil.

A parte curva da parede do lavabo foi projetada com dimensões de 243cm de altura (piso ao teto) e raio de aproximadamente 75cm. A altura da parede foi uma dificuldade a mais, pois o Cremo Delicato não costuma ser extraído com essa dimensão, visto que é de ocorrência rara e apresenta variações fortes na parede das pedreiras.

O projeto contou com 600m² de mármore Cremo Delicato, divididos entre 500m² para ladrilhos de piso e 100m² para revestimento em paredes. A seleção do mármore foi comandada na Europa por profissionais franceses especializados em projetos de alto padrão e acompanhando pela empresa Maitino Brasil, especializada em trabalhos industriais com pedras, empresa subcontratada pela Lafem Prime.

Serviço:
Lafem Prime
(21) 3505-9300
http://www.lafem.com.br