A cozinha é um ambiente fundamental em qualquer casa com a função de aliar um clima de aconchego à funcionalidade e prática, situações indispensáveis na correria do cotidiano. As últimas feiras e eventos do setor apontam a tecnologia e a sustentabilidade como as grandes novidades no mercado de acabamentos. A arquiteta da loja especializada em acabamentos Bel Lar, Maristela Broilo, afirma que as grandes marcas nacionais e internacionais pesquisam antes de fabricarem as peças para atenderem as necessidades de projetos e meio ambiente. “A tendência para este ano é aliar as últimas novidades para criar um ambiente requintado, divertido, usual e ecologicamente correto”, avalia.

As cozinhas tipo americanas e as planejadas ainda estão em alta e continuam se destacando por garantirem um melhor aproveitamento do espaço e personalização. Maristela explica que as grandes mudanças estão nas louças e metais com maior apelo sustentável. “As torneiras com comandos eletrônicos de temperatura e vazão de água, cubas em formatos diferenciados, loucas e bacias com maior resistência permitem a redução no consumo de água e energia”, destaca.

Maristela, diz que os eletrodomésticos também não ficam fora dessa tendência. Os cooktops, fornos elétricos, microondas e coifas ganham diferenciais em relação a segurança e tecnologia, sem abandonarem a beleza e sofisticação. “Os aparelhos com aplicações de vidro temperado e até estampas são o grande destaque estético nas cozinhas. As coifas, por exemplo, agora servem também como suporte para TV e vêm com conectores para notebook, DVD e TV a cabo”, revela.

A arquiteta alerta sobre o cuidado ao escolher as cores para gerar um ambiente alegre com um espaço cheio de estilo. “Os tons de bordô e vermelho terra despontam para projetos arrojados e vibrantes. Já, as variações de azul e verde escuro chegam como um substituto ao preto, conferindo elegância ao ambiente”, cita. Para os mais conservadores, a especialista orienta o uso de peças decorativas diferentes em tons alegres e divertidos para mudar a cara da cozinha sem grandes interferências físicas.| BelLar

Jiz-29/jul/2013