A varanda gourmet necessita de alguns cuidados na decoração para garantir o conforto e a praticidade ao receber

Varanda gourmetCada vez mais comuns em projetos de apartamentos, as varandas gourmets estão em alta. Independente do tamanho, todo mundo quer ter a sua para receber amigos e familiares, faça chuva ou faça sol, de dia ou à noite. Confira as dicas da designer de interiores Jordana Porto, da Evoque Ambientes Personalizados, para decorar esse espaço de forma a aproveitar melhor tudo que ele pode oferecer.

O objetivo da varanda gourmet é o preparo de refeições entre amigos e família. Para isso é essencial que a área possua uma cuba, um balcão, um fogão elétrico estilo cooktop e uma mesa com cadeiras confortáveis. “Uma churrasqueira também é comum, assim como um forno de pizza, se for interesse do morador e o tamanho da varanda permitir. O importante é que a estrutura e a decoração ofereçam conforto e comodidade para quem está cozinhando e seus convidados”, explica Jordana.

Como a varanda gourmet é um espaço de interação entre pessoas, é importante que a mesa fique próxima à área de preparo das refeições, assim o contato entre as visitas e os donos da casa é efetivo. “Para garantir um maior conforto, se o espaço permitir, pode-se inserir uma área de estar, com sofás, poltronas e uma mesa de centro para descanso dos petiscos e bebidas. Persianas são importantes para proteção contra o sol em dias mais quentes”, acrescenta a designer da Evoque Ambientes.

Na hora de escolher o mobiliário, lembre-se que, embora seja um espaço coberto e, normalmente, fechado, o vidro permite a entrada de muita luminosidade natural. “Por isso, opte por móveis indicados para áreas externas, feitos de madeiras tratadas, fibras, inox ou alumínio. Evite cadeiras com almofadas em tecido, as quais sofrerão com a fumaça da churrasqueira. Para garantir a praticidade da varanda, compartimentos, prateleiras e gavetas armazenam utensílios e alimentos”, comenta Jordana.

Com relação ao estilo de decoração na varanda gourmet, Jordana explica que existem dois casos. “Quando a varanda é integrada à sala, o ideal é que os dois ambientes sigam o mesmo estilo. Já se a varanda for separada por uma porta de vidro com cortinas, pode ser diferente, mais descontraído e informal. Móveis de fibra, madeira rústica ou acrílico combinam bem com o espaço, assim como vasos de plantas e cores, utilizadas em detalhes decorativos”, finaliza a designer.

Serviço:
Evoque Ambientes Personalizados
Av. Marechal Deodoro, 2027, Alto da XV, Curitiba (PR)
(41) 3044-7300
www.evoqueambientes.com.br